Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CDL


Gramado


Na foto:  Taiane Katarine Füster, Cristiane Leoni Jantsch, Aline Beatriz Marcon, Monique Eniger Berti



o  próximo domingo (21), Gramado conhecerá a Corte da 24ª edição da Festa da Colônia, que acontecerá de 30 de abril a 18 de maio de 2014. A escolha das meninas será realizada durante a Festa do Colono, na Linha São Roque, a partir do meio dia. O desfile, seguido de coroação, inicia as 14 horas. Na ocasião, todas as candidatas passarão por um processo avaliativo que levará à escolha.

As candidatas Taiane Katarine Füster (17 anos/Serra Grande), Cristiane Leoni Jantsch (17 anos/Linha Araripe), Aline Beatriz Marcon (18 anos/Linha Araripe) e Monique Eniger Berti (26 anos/Linha Bonita) serão avaliadas pelo corpo de jurados composto pela Jornalista da Prefeitura de Gramado, Carla Wendt, Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Leonardo Pereira Dias, Decoradora e Cenógrafa, Neca Pante, além de um representante da Vento Sul Turismo.

Como critério de inscrição, as candidatas deveriam ter descendência alemã, portuguesa ou italiana, não necessariamente moradoras da colônia, além de idade entre 15 e 26 anos. As vencedoras receberão como prêmio uma passagem para Porto Seguro (quatro noites com transfer aéreo e hospedagem por conta da empresa Vento Sul Turismo). Toda a comunidade está convidada a participar. Mais informações pelo telefone (54) 3286-7267, com Nini Volk, ou na Secretaria de Turismo, através do telefone (54) 3286-0220.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

terça-feira, 16 de julho de 2013

domingo, 14 de julho de 2013

Fórum Saúde é Cidadania


Por Vanessa Canciam


 semana de 15 a 19 de julho será marcada pela realização das últimas reuniões, audiências públicas e sessão plenária do 1º semestre, antes do recesso parlamentar, período que vai de 17 a 31 de julho. Na segunda-feira (15), o Parlamento Gaúcho, por meio do Fórum Democrático, em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), promoverá o Fórum Saúde é Cidadania, que pretende apresentar e debater políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.
 
Retomando suas apresentações, o Sarau no Solar reunirá dois violonistas argentinos no recital “Encontros de Dois Mundos”, na quinta-feira (18). Eduardo Castañera, acompanhado de Luis Alberto Soria, interpretará tangos como “Lo que vendrà”, de Astor Piazzolla, além de clássicos como “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lôbos, e “Valsa a Ernesto Nazareth”, de Radamés Gnattali.
 
Abaixo, a agenda completa da última semana de atividades parlamentares antes do recesso:
 
SEGUNDA-FEIRA (15)
 
PresidênciaO Parlamento Gaúcho, por meio do Fórum Democrático, em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), promoverá o Fórum Saúde é Cidadania, que pretende apresentar e debater políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. As palestras serão abertas ao público e a entrada é franca.
 
Confira a programação do Fórum Saúde é Cidadania
12h50 – Flash mob
13h45 - Abertura oficial - apresentação do Coral do Imama/RS
14h45 - Painéis
Painel “Saúde é Cidadania” - painelista: Maira Caleffi - presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Ventos, PHD em Medicina pela Universidade de Londres (UK), pós-doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Vanderbilt USA.
Dando Voz à Causa – depoimento de paciente
Painel “A força do terceiro setor nas Políticas Públicas Nacionais” - painelista: Ana Valéria Escolástico Mendonça - 2ª vice presidente da Femama, representante da Femama no CNS – Conselho Nacional de Saúde - como membro suplente, gerente administrativa da CRIO – Fortaleza/CE
Dando Voz à Causa – depoimento de paciente
Painel “O Direito à Saúde na Mesa da Justiça” - painelista: Gabriel Faria Oliveira - Defensoria Pública da União
17h – Dinâmica de perguntas e Encerramento
 
Comissões parlamentaresComissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica, presidida pelo deputado Márcio Biolchi (PMDB), realiza audiência pública, às 14 horas, na sala Maurício Cardoso, 4º andar, para debater os cenários de geração e transmissão de energia no Estado, bem como os investimentos na área. Na ocasião, serão painelistas o engenheiro eletricista João Ramis e o jornalista Elmar Bones.

As  comissões de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado José Sperotto (PTB), e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Daniel Bordignon (PT), realizam duas audiências públicas conjuntas para debater a implementação da Ferrovia Norte-Sul no estado e sua interligação com o Mercosul e com o  projeta do Corredor Bioceânico. Os debates ocorrem às 9h30, no Auditório da URI em Frederico Westphalen, e, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.
 
Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2013/2014 Tem início nesta segunda-feira (15) a Rodada Única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2013-2014, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre. Serão realizadas plenárias no Teatro Dante Barone nos períodos de 15 a 18 e de 22 a 24 de julho, sempre começando às 19 horas.
 
J.B. ScalcoA sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara recebe a exposição fotográfica “De Punta ao Xingó”, de Hilton Lebarbenchon. As imagens podem ser apreciadas até 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com acesso pela entrada principal da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101). A entrada é franca.
 
Prêmio Lila Ripoll de PoesiaEstão abertas até 31 de julho as inscrições para o Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2013. A distinção visa fomentar e desenvolver a cultura e estimular a criação artística. Podem concorrer autores de poesias dedicadas às causas sociais e às questões do gênero. Serão premiadas as três melhores poesias e concedida menção honrosa às dez subseqüentes. O regulamento está disponível no site da Assembleia Legislativa (www.al.rs.gov.br/premios).
 
Prêmio Responsabilidade SocialTambém estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Responsabilidade Social 2013. O edital está disponível no site da Assembleia Legislativa (www.al.rs.gov.br/premios). Nesta 14ª edição, os temas norteadores serão Educação e Cultura. Promovido pela Assembleia Legislativa, sob coordenação de uma Comissão Mista formada por 16 entidades da sociedade civil, o Prêmio tem como objetivo destacar, incentivar e divulgar práticas de responsabilidade social no estado. O evento para anúncio dos vencedores está previsto para ocorrer no dia 13 de novembro.
 
Revista Estudos LegislativosOs interessados em publicar artigos científicos na edição 2013 da revista Estudos Legislativo podem enviar textos até 12 de agosto para a página eletrônica da publicação (http://submissoes.al.rs.gov.br/index.php/estudos_legislativos), disponível no portal www.al.rs.gov.br/escola. Nesta edição, além de artigos submetidos ao Conselho Editorial, o edital 004/2013 publicado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prevê uma seção temática com artigos sobre Educação para a Democracia.
 
TERÇA-FEIRA (16)
 
Comissões parlamentaresComissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Ana Affonso (PT), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.
 
Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Maurício Cardoso, 4º andar.
 
Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado José Sperotto (PTB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Sarmento Leite, 3º andar.
 
Reuniões da Mesa e de líderesÀs 10 horas, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana.
 
Sessão plenáriaÀs 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão plenária.
 
Medalha do Mérito Farroupilha
O presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen (PP), fará a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto. Às 18h30, no Salão Júlio de Castilhos.
 
QUARTA-FEIRA (17)
Início do período do recesso parlamentar, que vai até 31 de julho. O expediente é previsto pela Constituição Estadual e regulamentado pelo Regimento Interno do Parlamento.
 
QUINTA-FEIRA (18)
 
CoredesRealiza-se assembleia geral dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes), às 9 horas, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, térreo.
 
Sarau no SolarO Sarau no Solar reúne dois violonistas argentinos no recital “Encontros de Dois Mundos”. Eduardo Castañera, acompanhado de Luis Alberto Soria, interpreta tangos como “Lo que vendrà”, de Astor Piazzolla, além de clássicos como “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lôbos, e “Valsa a Ernesto Nazareth”, de Radamés Gnattali. O espetáculo se inicia às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. A entrada é franca, com distribuição de senhas a partir das 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3210-2934 ou pelo portal